quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Competências...

        Competências a serem desenvolvidas no MATERNAL I 
                        
ÁREA: LINGUAGEM


Ambientes com músicas conversas sobre o que está acontecendo ou vai acontecer, histórias e músicas cantadas são exemplos de estímulo. A linguagem agora, já mais desenvolvida deve ser explorada ainda mais. Pergunta sobre acontecimentos e comportamentos reconta de histórias, descrição de figuras, pequenas parlendas, músicas e teatro são formas de incentivo para isto. O raciocínio acontece junto com a fala. Não parece, mas cada palavra que sai da nossa boca, primeiramente é processada em pensamento, ou seja, primeiro se raciocina para depois falar. O processo, ao ser descrito parece lento, mas ao contrário acontece em uma rapidez de milésimos de segundos. Muitas vezes notamos excitação ao falar, gagueiras e/ou timidez; estas atitudes podem estar ligadas a este processo. O desenvolvimento do raciocínio é lento e gradual, cabe ao adulto possibilitar e incentivar este processo. Ter paciência ao ouvir, sem interferir ou sugerir é uma das oportunidades que deve ser dada, além de conversar explicando cada acontecimento / ou situação ampliando assim o vocabulário da criança.

Objetivos Linguagem oral e escrita:
  • · Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
  • ·      Interessar-se pela leitura de histórias;
  • ·       Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc.;
  • ·      Aprender a escutar textos e histórias;
  • ·        Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • ·        Escolher livros para ler;
  • ·          Demonstrar capacidades de reconto de histórias;
  • ·          Participar de pequenas dramatizações;
  • ·           Reconhecer as vogais;
  • ·         Identificar os nomes dos colegas;
  • ·         Copiar seu nome;
  • ·         Diferenciar escrita de desenhos.

Objetivos Matemática:             
  • ·         Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, por exemplo;
  • ·         Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima, embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje;
  • ·         Perceber relações de causa e efeito nas coisas;
  • ·         Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura;
  • ·         Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto;
  • ·         Descrever qualidades quanto à cor, forma e tamanho;
  • ·         Agrupamento de objetos (classificação);
  • ·         Discriminar e nomear as primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
  • ·         Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
  • ·         Identificar gradativamente os numerais (até 5) e as quantidades correspondentes.

Objetivos Artes:
  • ·         Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • ·         Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
  • ·         Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
  • ·         Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.
  •  

Objetivos Movimento:
  • ·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • ·         Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
  • ·         Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
  • ·         Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
  • ·         Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
  • ·         Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
  • ·         Segurar corretamente o lápis e manejar a tesoura;
  • ·         Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
  • ·         Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.

Objetivos Natureza e Sociedade:
  • ·         Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
  • ·         Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
  • ·         Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.


Objetivos Música:
  • ·         Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
  • ·         Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
  • ·         Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
  • ·         Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário