Competências a serem desenvolvidas no MATERNAL I
ÁREA: LINGUAGEM
Ambientes com músicas conversas sobre o que está acontecendo ou
vai acontecer, histórias e músicas cantadas são exemplos de estímulo. A
linguagem agora, já mais desenvolvida deve ser explorada ainda mais. Pergunta
sobre acontecimentos e comportamentos reconta de histórias, descrição de
figuras, pequenas parlendas, músicas e teatro são formas de incentivo para
isto. O raciocínio acontece junto com a fala. Não parece, mas cada palavra que
sai da nossa boca, primeiramente é processada em pensamento, ou seja, primeiro
se raciocina para depois falar. O processo, ao ser descrito parece lento, mas
ao contrário acontece em uma rapidez de milésimos de segundos. Muitas vezes
notamos excitação ao falar, gagueiras e/ou timidez; estas atitudes podem estar
ligadas a este processo. O desenvolvimento do raciocínio é lento e gradual,
cabe ao adulto possibilitar e incentivar este processo. Ter paciência ao ouvir,
sem interferir ou sugerir é uma das oportunidades que deve ser dada, além de
conversar explicando cada acontecimento / ou situação ampliando assim o
vocabulário da criança.
Objetivos
Linguagem oral e escrita:
- · Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
- · Interessar-se pela leitura de histórias;
- · Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc.;
- · Aprender a escutar textos e histórias;
- · Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
- · Escolher livros para ler;
- · Demonstrar capacidades de reconto de histórias;
- · Participar de pequenas dramatizações;
- · Reconhecer as vogais;
- · Identificar os nomes dos colegas;
- · Copiar seu nome;
- · Diferenciar escrita de desenhos.
Objetivos
Matemática:
- · Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, por exemplo;
- · Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima, embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje;
- · Perceber relações de causa e efeito nas coisas;
- · Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura;
- · Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto;
- · Descrever qualidades quanto à cor, forma e tamanho;
- · Agrupamento de objetos (classificação);
- · Discriminar e nomear as primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
- · Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
- · Identificar gradativamente os numerais (até 5) e as quantidades correspondentes.
Objetivos
Artes:
- · Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
- · Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
- · Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
- · Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.
Objetivos
Movimento:
- · Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- · Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
- · Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
- · Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
- · Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
- · Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
- · Segurar corretamente o lápis e manejar a tesoura;
- · Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
- · Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.
Objetivos
Natureza e Sociedade:
- · Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
- · Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
- · Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.
Objetivos
Música:
- · Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
- · Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
- · Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
- · Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário