PROJETO HIGIENE (trabalhando os 7 eixos)
I – TEMA: Cuidando da nossa higiene,
vivemos melhor!
II – DADOS DO PROJETO:
Duração:
15 dias
Professora:
Turma:
Maternal I
Turno:
III – JUSTIFICATIVA:
A
escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem maiores
necessidades e precisarem de orientações de como cuidar do próprio corpo. Pois
nesta fase é importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as
oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
IV – OBJETIVO GERAL
Conhecer e valorizar o próprio corpo e
conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.
V – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identidade e Autonomia:
·
Valorizar seu corpo;
·
Identificar as partes do corpo;
·
Identificar as partes do rosto;
·
Praticar a socialização.
Conteúdos:
·
Autonomia;
·
Integração;
·
Conhecimento do corpo.
Linguagem Oral e Escrita:
·
Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;
·
Desenvolver a linguagem oral;
·
Interessar-se pela contação de histórias;
·
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da
participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato
cotidiano com livros, revistas, jornais, etc.;
·
Visualizar e interpretar imagens;
·
Dramatizar histórias.
Conteúdos:
·
Histórias;
·
Poemas e contos;
·
Expressão oral;
·
Rodas de conversa.
·
Dramatização e criatividade;
·
Desenho livre e dirigido.
Natureza e Sociedade:
·
Valorizar sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
·
Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato,
paladar e audição);
·
Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
·
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
·
Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa
higiene corporal, bucal e mental;
·
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
·
Realizar atividades diárias de higiene;
·
Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
·
Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas
e cuidar dos cabelos.
Conteúdos:
·
Higiene física e mental;
·
Órgãos dos sentidos;
·
As partes do corpo;
·
Cuidados com os dentes.
Matemática:
·
Estabelecer aproximações e algumas noções matemáticas presentes
no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.;
·
Estimular a concentração e atenção.
Conteúdos:
·
Número e numeral;
·
Cores;
·
Lateralidade.
Movimento:
·
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para
expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, ao andar,
correr, pular, etc.;
Conteúdos:
·
Coordenação motora ampla;
·
Lateralidade;
·
Organização espacial;
·
Expressão corporal.
Música:
·
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e
produções musicais;
·
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações
musicais;
·
Desenvolver o gosto pela música.
Conteúdos:
·
Brincadeiras;
·
Músicas variadas.
Artes:
·
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando
diferentes objetos e matérias, explorando suas características, propriedades e
possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de
expressão artística.
Conteúdos:
·
Desenho;
·
Pintura;
·
Modelagem;
·
Recorte;
·
Colagem.
VI - RECURSOS:
·
M.U.C;
·
Folhas xerocadas;
·
Materiais diversos;
·
Material concreto;
·
Tinta;
·
Cola colorida;
·
Tesoura e cola;
·
Rádio;
·
CDs;
·
DVDs;
·
Jogos e brincadeiras;
·
Sucatas;
·
Trabalho em grupo e individual.
·
Maquiagem;
·
Gel de cabelo;
·
Pente e escova;
·
Escova dental e creme dental;
·
Revistas e jornais.
VII – CULMINÂNCIA:
Dia de beleza
VIII – AVALIAÇÃO:
A avaliação é um processo,
participativo, cumulativo, contínuo e interativo, envolvendo todos os segmentos
do ambiente escolar. O ato educativo será percebido como um todo, onde ensino e
aprendizagem ocorrem simultaneamente, onde a avaliação será realizada nos
pequenos detalhes do dia a dia ao longo do projeto desenvolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário