quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Projeto Higiene


PROJETO HIGIENE (trabalhando os 7 eixos)

I – TEMA: Cuidando da nossa higiene, vivemos melhor!
II – DADOS DO PROJETO:
Duração: 15 dias
Professora:
Turma: Maternal I 
Turno:
III – JUSTIFICATIVA:
A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem maiores necessidades e precisarem de orientações de como cuidar do próprio corpo. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
IV – OBJETIVO GERAL
Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.
V – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Identidade e Autonomia:
·         Valorizar seu corpo;
·         Identificar as partes do corpo;
·         Identificar as partes do rosto;
·         Praticar a socialização.
Conteúdos:
·         Autonomia;
·         Integração;
·         Conhecimento do corpo.
Linguagem Oral e Escrita:
·         Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;
·         Desenvolver a linguagem oral;
·         Interessar-se pela contação de histórias;
·         Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, jornais, etc.;
·         Visualizar e interpretar imagens;
·         Dramatizar histórias.
Conteúdos:
·         Histórias;
·         Poemas e contos;
·         Expressão oral;
·         Rodas de conversa.
·         Dramatização e criatividade;
·         Desenho livre e dirigido.
Natureza e Sociedade:
·         Valorizar sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
·         Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição);
·         Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
·         Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
·         Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
·         Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
·         Realizar atividades diárias de higiene;
·         Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
·         Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas e cuidar dos cabelos.
Conteúdos:
·         Higiene física e mental;
·         Órgãos dos sentidos;
·         As partes do corpo;
·         Cuidados com os dentes.
Matemática:
·         Estabelecer aproximações e algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.;
·         Estimular a concentração e atenção.
Conteúdos:
·         Número e numeral;
·         Cores;
·         Lateralidade.
Movimento:
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·         Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, ao andar, correr, pular, etc.;
Conteúdos:
·         Coordenação motora ampla;
·         Lateralidade;
·         Organização espacial;
·         Expressão corporal.
Música:
·         Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e produções musicais;
·         Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·         Desenvolver o gosto pela música.
Conteúdos:
·         Brincadeiras;
·         Músicas variadas.
Artes:
·         Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e matérias, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Conteúdos:
·         Desenho;
·         Pintura;
·         Modelagem;
·         Recorte;
·         Colagem.
VI - RECURSOS:
·         M.U.C;
·         Folhas xerocadas;
·         Materiais diversos;
·         Material concreto;
·         Tinta;
·         Cola colorida;
·         Tesoura e cola;
·         Rádio;
·         CDs;
·         DVDs;
·         Jogos e brincadeiras;
·         Sucatas;
·         Trabalho em grupo e individual.
·         Maquiagem;
·         Gel de cabelo;
·         Pente e escova;
·         Escova dental e creme dental;
·         Revistas e jornais.
VII – CULMINÂNCIA:
         Dia de beleza

VIII – AVALIAÇÃO:
        A avaliação é um processo, participativo, cumulativo, contínuo e interativo, envolvendo todos os segmentos do ambiente escolar. O ato educativo será percebido como um todo, onde ensino e aprendizagem ocorrem simultaneamente, onde a avaliação será realizada nos pequenos detalhes do dia a dia ao longo do projeto desenvolvido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário